Essa técnica pode ser usada em vários tipos de móveis. Pode ser naquele criado mudo que você estava pensando em jogar fora ou naquela mesinha de centro que você herdou da sua mãe e não sabe o que fazer como ela.
O que importa é ter paciência pra poder chegar num bom resultado.
Existem muitas formas de fazer este tipo de pintura. Escolhi uma para passar pra vocês que achei bem simples. Aí vai a lista de materiais e um passo-a-passo básico para ser feito em qualquer peça.
Vocês vão precisar de:
- Lixa nº 100 ou 150
- Selador
- Tíner
- Trouxinha de pano
- Cera em pasta incolor
- Estopa
- Tinta PVA látex branca
- Pincel macio
Passo-a-passo:
1. Lixe a peça, retire o pó e aplique uma camada de selador (diluído em tiner na proporção de dois para um) com trouxinha de pano por toda a peça. Deixe secar.
2. Lixe mais uma vez e com a estopa aplique a cera em pasta incolor apenas em algumas partes (locais onde serão criados os efeitos de lascado) como cantos, puxadores, quinas, etc.
3. Aplique uma camada de tinta látex branca (diluída em 10% de água) com pincel macio. Dê outra demão ou várias bem finas para que forme uma camada grossa para que o efeito de lascas seja real.
4. Lixe os pontos em que foi aplicada a cera, evite fazer movimentos de vaivém. O segredo é lixar em um só sentido para reproduzir lascas na madeira.
DICA: Se você quiser fazer este tipo de pátina em uma madeira clara basta pintar a madeira com PVA látex na cor tabaco e seguir o procedimento acima.
Aí vão algumas fotos pra vocês se inspirarem. Espero que vocês gostem e não deixem de comentar. Bjinho...fui.





Nenhum comentário:
Postar um comentário